4 dicas para procurar emprego
Procura o emprego do sonhos? Veja essas dicas básicas.

05/03/2018

 

Em tempos de crise como os de hoje, procurar emprego se torna uma tarefa árdua. E nada melhor do que fazer tudo certo para aumentar as suas chances. Então aí vão 4 dicas para conseguir o emprego tão desejado:

 

1 – Defina o que você quer fazer

 

Se for o seu primeiro emprego, trace metas e objetivos daquilo que você deseja trabalhar. Seu sonho é ser um grande Gerente de RH? Então o que você precisa para começar? Um curso? Uma graduação? Em qual tipo de empresa você deve procurar? Pensar tudo isso antes de começar a sua busca, o ajudará com certeza a definir sua carreira, e abrirá muitas oportunidades.

 

Mesmo já com uma carreira definida e vasta experiência, sempre é hora de pensar em melhorar seus conhecimentos, nunca é tarde para aprender algo novo, ainda mais se isso fizer diferença na hora de procurar um novo emprego. Definir os cursos e até mesmo uma pós-graduação, para quem já é formado, pode te ajudar a chegar em uma vaga daquela empresa tão sonhada.

 

De quebra, saber o que você quer para sua vida profissional ajuda a diminuir a ansiedade e tempo para descobrir as melhores empresas que gostaria de trabalhar. Fazer uma lista com as top 10 do seu ramo com as características que você deseja, pode te tornar ainda mais decidido naquilo que quer.

 

2 – Currículo atualizado

 

Montar o currículo pode ser um martírio se você não tiver feito a dica número um, mas com tudo definido você poderá montá-lo com facilidade. Tenha sempre em mente aquilo que você quer passar para a empresa que está contratando. Nunca deixe informações relevantes de fora como: certificações, formação acadêmica, idiomas e experiências (se você já tiver trabalhado).

Mantê-lo atualizado é essencial, porque nunca se sabe quando um amigo seu precisará para te indicar a uma vaga bacana na empresa dele, e o tempo de atualizar um currículo, pode ser a diferença na hora de preencher a vaga. Se o seu amigo te pedir pela manhã o currículo, e você o enviar só a noite, que será quando terminará de atualizar, o seu amigo só verá na manhã seguinte, e o recrutador só no fim da manhã, e até lá, alguém já terá sido indicado nesse meio tempo, e lá se vai a grande oportunidade.

 

3 – Networking

 

Sim, isso é importante!

 

Não é necessário ficar bajulando ninguém, nem ficar implorando por indicações, mas ter amigos e colegas da área que você sempre mantém contato, pode te ajudar a conseguir um emprego mais rápido.

 

Mantenha sempre uma lista de pessoas que você conhece, ou que já trabalharam com você, ou até mesmo que trabalham atualmente. Mas cuidado na hora de conversar sobre isso dentro da sua empresa. Fale somente para quem você confia, e de preferência seja discreto, senão você acabará criando uma situação chata no seu local de trabalho.

 

4- De olhos nas oportunidades

 

Cadastrar-se em sites e redes sociais voltados para empregos são essenciais na hora de achar aquilo que você procura. Mas não adianta esperar que as vagas caiam no seu colo, participe de grupos no Facebook, interaja com as empresas por e-mail, inbox ou até mesmo telefone, mas sem se tornar inoportuno. Outra grande dica, é que no site de grandes empresas sempre tem uma sessão “Trabalhe conosco”, e lá você pode ver as vagas abertas e até enviar seu currículo.

 

Se você seguir essas dicas, tenha certeza de que suas chances aumentarão de conseguir aquele emprego que fará a diferença na sua vida.

 

 



Fonte: Adriana Aura - Equipe Linkworking